Muitas pessoas sabem o que é ter falta de dinheiro em um momento em que precisam de cada centavo que podem conseguir. Uma coisa é precisar de dinheiro para consertar sua casa ou comprar um carro novo, mas o que você pode fazer se precisar apenas de um pouco mais para cuidar de algumas despesas inesperadas a curto prazo? Enquanto muitas pessoas nessas situações ficam com contas de cartão de crédito ou buscam a ajuda de emprestadores questionáveis, existem outras soluções. Pequenos empréstimos pessoais – um empréstimo em que o mutuário não coloca nenhuma garantia – estão disponíveis em instituições financeiras respeitáveis, e agora você pode até mesmo solicitá-los online. Não importa o credor, você será mais capaz de proteger a si mesmo e seus interesses se você entender o processo e souber como um empréstimo desse tipo é garantido. Seguir estes passos pode ajudá-lo a obter o empréstimo de que você precisa.
Obtenha a sua pontuação de crédito.
– Obtenha sua pontuação de crédito de um serviço de terceiros de boa reputação e inspecione-o para qualquer coisa que possa ser um problema.
– Os sistemas de pontuação de crédito mais usados usam um número que varia de 300 a 850 para representar o seu crédito. Números mais altos indicam que você é um bom risco de crédito.
Entenda como você será avaliado. Você deve entender como sua renda, sua pontuação de crédito e outros fatores serão usados para calcular o risco do empréstimo (e, portanto, sua taxa de juros).
– A forma mais usada de pontuação de crédito – a pontuação FICO – é composta de notas baseadas no seu histórico de pagamento (35%), o valor que você deve atualmente (30%), a duração do seu histórico de crédito (15%), os tipos de crédito que você utilizou (10%) e o número de novas consultas de crédito feitas recentemente (10%). É claro que há mais de um tipo de pontuação de crédito e eles podem diferir substancialmente um do outro. Entenda esses fatores antes de obter a sua pontuação de crédito.
– Uma má pontuação de crédito pode resultar na rejeição do seu pedido, ou o credor pode exigir que você pague taxas de juros mais altas.
Pense em fixar sua pontuação de crédito antes de se candidatar a empréstimos pessoais. Embora você possa ser capaz de melhorar sua pontuação de crédito pagando aos credores, nem todos os métodos exigem que você gaste dinheiro (e, afinal de contas, é isso que você precisa agora mesmo). Em alguns casos, você pode realmente melhorar a sua pontuação, tirando linhas de crédito extras. Você pode querer consultar um especialista em finanças no seu banco para obter conselhos sobre como melhorar a sua pontuação.
Procure o empréstimo que melhor se adapte às suas necessidades. Em particular, avalie as taxas de juros atuais do mercado. Quando você souber como seu crédito mede, dê uma olhada nas melhores taxas de juros de mercado disponíveis e faça alguns cálculos básicos para ver a TAEG ou taxas de juros para as quais você se qualifica.
– Os termos do empréstimo serão diferentes para cada credor, portanto certifique-se de que você pode fazer comparações entre maçãs e maçãs. Por exemplo, alguns podem ter taxas de juros mais baixas, mas exigem que o empréstimo seja pago por um período maior de tempo (e alguns vão lhe bater com taxas de penalidade se o empréstimo for pago muito rapidamente). Se você pudesse tecnicamente pagar mais rápido, então a forma mais lenta de pagamento poderia realmente lhe custar mais do que um empréstimo de curto prazo com uma taxa de juros um pouco mais alta. Calcule os custos totais que poderiam ser incorridos para cada opção de empréstimo potencial e considere o melhor método que você pode usar para pagá-lo. Você deve considerar isto antes de fazer a sua escolha.
– Faça compras entre emprestadores nacionais e locais estabelecidos. Compare o negócio de uma cooperativa de crédito com o que você obteria de um grande banco nacional. Sempre avalie quais pequenos empréstimos pessoais lhe permitirão tomar emprestado por menos.
Considere o microempréstimo. O microempréstimo on-line combina mutuários com pequenos emprestadores individuais de forma que pode ajudar ambas as partes a lucrar com uma transação de pequeno empréstimo. O que começou como um programa para ajudar pequenos empreendedores em países em desenvolvimento tornou-se uma nova forma de crédito para aqueles no mundo desenvolvido que estão tentando se reerguer.